jul
04

Preço dos imóveis à venda tem queda real no 1º semestre

noticia

Segundo a Revista Exame e o Índice FipeZap, imóveis tiveram alta de 3,49% no primeiro semestre de 2014, abaixo do IPCA esperado para o período, de 3,68%.

O preço médio dos imóveis brasileiros cresceu menos do que a inflação no primeiro semestre de 2014, segundo o Índice FipeZap, que acompanha a variação do valor médio do metro quadrado de imóveis à venda em 16 cidades brasileiras.

Nos primeiros seis meses do ano, a alta registrada pelo índice foi de 3,49%, enquanto a inflação, medida pelo IPCA, deve fechar o período em 3,68%, se considerada a variação projetada pelo Boletim Focus do Banco Central para junho, de 0,34%.

Como a elevação dos preços deve ficar abaixo da variação da inflação, pode-se afirmar que houve uma queda real nos primeiros seis meses do ano, o que significa que os preços dos imóveis subiram menos do que a elevação generalizada dos preços.

A versão mais recente do índice, referente a junho, também mostrou que a variação anual dos preços sofreu a sétima desaceleração consecutiva.

De acordo com o levantamento, os preços subiram 10,9% nos últimos 12 meses encerrados em junho. Já em maio, a alta nos últimos 12 meses era de 11,7%. 

Chama atenção também a desaceleração dos preços no Rio de Janeiro: a alta de 0,37% no mês de junho é a menor valorização mensal desde março de 2008. A variação nos últimos 12 meses, de 12,5%, também é a menor desde o início da série histórica, em janeiro de 2008. 

Dentre as dezesseis cidades acompanhadas pelo índice, cinco registraram queda nominal (redução absoluta) do preço médio: Brasília, Curitiba, Vila Velha, Santo André e São Bernardo do Campo.

Em junho, o preço médio do metro quadrado variou entre 10.648 reais, média do Rio de Janeiro, e 3.934 reais, em Vila Velha. E a média nacional foi de 7.531 reais.

A cidade de São Paulo registrou o segundo maior preço médio entre as cidades monitoradas, de 8.124 reais.

Fonte: EXAME

Deixe um comentário