abr
11

Como declarar no imposto de renda quando se divide o aluguel

foto noticia

Segundo a Exame, há duvidas de como declarar o imposto de renda quando você divide o aluguel com outra pessoa. Abaixo segue explicação completa de como declarar o IR nesse caso:

Dúvida da internauta: Divido aluguel com meu companheiro e faremos a declaração de IR separadamente. Por favor, gostaria de saber como informar a despesa com aluguel. Devo informar a quantia gasta em 50% para cada um? O contrato de aluguel está no nome de nós dois e cada um paga a metade mesmo. Mesmo não sendo dedutível de imposto de renda, sou obrigada a informar esta despesa?

Resposta de Eliana Lopes*: 

Sim, você e seu companheiro deverão informar a parte que cabe a cada um (50%) em suas respectivas declarações, indicando o nome e CPF do beneficiário, de acordo com o que foi estipulado no contrato de aluguel.

Despesas pagas de aluguéis não são dedutíveis do imposto de renda, mas devem ser informadas na Declaração Anual, na ficha Pagamentos Efetuados, código 70.

A falta de declaração desses pagamentos sujeita o contribuinte à multa de 20% (vinte por cento) sobre os valores não declarados. 

É muito importante que as informações nas declarações estejam de acordo com o contrato de locação. Situações divergentes podem levar tanto o locador como o locatário à malha fina.

Fonte: EXAME

Deixe um comentário